domingo, 21 de agosto de 2011

A linguagem das flores - Violeta

Fonte: Infinito Particular



Uma flor não é simplesmente uma flor...



Com aspecto singelo e frágil, a violeta tem por trás de suas delicadas folhas uma história interessante. Acredita-se que ela tenha originariamente surgido na Europa, há centenas e centenas de anos. Conta-se também que era a flor preferida dos gregos, já que simbolizava o amor entre Zeus e sua sacerdotisa. Conta-se que Zeus, ao transformar sua amante em vitela, fez com que todos os campos se cobrissem de violetas – para honrar, alimentar e perfumar sua querida amante...

Quanto aos romanos, conta-se que o imperador Haliogábalo, que governou entre os anos de 218 e 222, apreciava banhos preparados com essas flores. E também mandava decorar o seu palácio com muitas violetas. Além disso, um de seus manjares prediletos levava, entre os ingredientes, pétalas de violeta.


As violetas também tiveram papel marcante no romance entre Josefina e Napoleão, já que foram as flores escolhidas por ela para a homenagear o seu amado...

A simples violeta se apresenta em muitas variações. No Brasil a mais comum é a violeta africana, descoberta em 1892 pelo pesquisador alemão Barão Walter Von Saint Paul.

Violeta Africana


Tão delicada quanto a violeta africana, existe a violeta perfumada (Viola odorata). Além da beleza ela possui um outro atributo: um suave perfume e propriedades medicinais. Da família das Violáceas, pouco conhecida no Brasil, ela se parece muito com a violeta africana, mas as diferenças são fundamentais. As flores da Viola odorata são, além de perfumadas, de cor roxa intensa. Suas folhas são ovais e lisas, e possui uma haste longa. A violeta africana não tem perfume, possui folhas aveludadas, de formato arredondado e suas flores têm cores variadas. Seu valor é apenas decorativo, não tendo uso medicinal.

Violeta Viola Odorata


Usada na medicina homeopática desde 1829, os poderes da Viola odorata são conhecidos desde a Antiguidade, e eficientes contra sinusites, tosse, dores de ouvido, rouquidão e reumatismo. Os povos antigos usavam a florzinha, sabiamente: em coroas contra as dores de cabeça.


Ela é conhecida na Inglaterra como Sweet Violet (doce violeta) e na França chama-se Violette Odorante.

Na cultura de vários povos acredita-se que a Violeta tenha poderes mágicos... Diz-se que quem colher a primeira violeta que se abrir na primavera encontrará o verdadeiro amor...

Seu perfume tem poderes afrodisíacos, e por isso as flores eram usadas como ingredientes para as antigas "poções do amor"... Ela ainda é bastante utilizada na fabricação de perfumes, talcos, desodorantes e sabonetes. Como se pode ver a violeta é uma flor surpreendente e cheia de curiosidades!

A cidade de Toulouse, na França, tem como símbolo uma violeta - já que seu aroma serve para dar sabor aos seus licores e produtos de confeitaria... Além disso, elas são essenciais no preparo de perfumes e cosméticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário